Tempo de leitura: 2 minutos
Entre outros requisitos, os trabalhos devemser originais e inéditos, e o focotemático deve ser sobre o mundo do vinho. O primeiro colocado receberá 3.000 Euros e o segundo 1.500 Euros (veja abaixo foto de entrega de prêmios em 2013). Mas o prêmio vale mesmo é pela divulgação e promoção do autor e pela alta qualidade da Fundação Vivanco, um museu de Briones, La Rioja, que em 10 anos já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e é considerado o melhor do mundo em sua área, pela Unesco, pela comunidade vitiviníola e pela imprensa. In Vino Viajas já publicou várias reportagens sobre o museu, veja os links mais abaixo.
A Comissão julgadora é composta por especialistas e personalidades do mundo da gravura, e o concurso é muito concorrido: mais de 800 obras competiram ao longo dassete edições, e em 2014 foram recebidos 132 obras de 98 artistas. Os vencedores (junto com obras que receberam Menção Honrosa) serão expostos no Museu Vivanco da Cultura do Vinho durante o mes de Junho de 2015, o que é uma glória para qualquer portfólio de arte enóica ou wine-artist. Abaixo obra de Guilhermo Bermudo que recebeu uma Menção Honrosa.
As regras do concurso e os vencedores de edições anteriores podem ser conhecidos no site http://www.esdir.eu/c/946/bases-del-viii-premio-de-grabado-y-vino-fundacion-vivanco