Vestido tingido com cabernet sauvignon faz sucesso na New York Fashion Week

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel, com informação de Vinetur

Um vestido tingido com vinho cabernet sauvignon da Califórnia, foi um dos protagonistas da New York Fashion Week realizada nesta cidade de 6 a 11 de setembro de 2024. A peça, apresentada no desfile do estilista Jackson Wiederhoeft para sua temporada Primavera/verão 2025 foi tingida com a safra 2020 de Alexander Valley Cabernet Sauvignon, produzida pela vinícola Silver Oak, que possui plantas em Napa Valley e Alexander Valley.

O evento, organizado pelo designer finalista do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), aconteceu na galeria 548 W 22nd Street em West Chelsea, Nova York. O destaque do desfile foi um espartilho de salão de baile bordado à mão, feito de cetim de seda tingido duas vezes com vinho Silver Oak. O espartilho, que inclui uma armação totalmente de metal e design de renda nas costas, foi acompanhado por uma saia justa na altura da panturrilha. Ambos os elementos do conjunto foram tingidos na tonalidade característica do Cabernet Sauvignon e apresentavam bordados de papoulas enfeitadas com miçangas, ráfia e pedrinhas.

O processo de tingimento foi realizado em duas etapas, primeiro do nascer ao pôr do sol e depois durante mais uma tarde, com o objetivo de obter uma cor que a vinícola Silver Oak descreveu como “impecável”.

Esta colaboração integrou-se no desfile intitulado “Manifesto”, que combinou moda com enologia numa proposta original e artesanal. O convite para o evento foi gravado diretamente nas garrafas do Cabernet Sauvignon 2020 da Silver Oak, que foi aberto e degustado na festa pós-show, realizada no restaurante asiático KYU.

Silver Oak é conhecida por sua produção de cabernet sauvignon envelhecidos exclusivamente em barris de carvalho americano desde 1972. A safra 2020 de seu Alexander Valley Cabernet Sauvignon é uma mistura composta por 95,2% de cabernet sauvignon, junto com pequenas proporções de merlot, cabernet franc, petit verdot e malbec. Depois de um primeiro lote realizado em 2021, o vinho estagiou 24 meses em barricas artesanais na tanoaria própria da Silver Oak, denominada The Oak.

O resultado, segundo comentários da vinícola, é um cabernet “lindamente integrado”, cuja tonalidade foi especialmente adequada para tingir o cetim de seda usado na peça desenhada por Wiederhoeft. A colaboração entre a adega e o designer reflete o compromisso da Silver Oak com a procura da perfeição, não só na vinificação, mas também noutras disciplinas criativas, como a moda.

Saiba mais sobre tintas de vinhos em https://www.invinoviajas.com/inovacao-como-solucao-jovens-designers    e em https://www.invinoviajas.com/conheca-portraits-de-vignerons-serie-de/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *