Palestra em evento da Embrapa Alimentos e Território mostra como agregar valor a produtos da bioeconomia

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora. Neste mes de novembro estarei contribuindo como palestrante técnico em dois eventos com diferentes perfis, mas com o mesmo foco: a valorização de produtos locais, com relevância socioambiental. Um deles, no fim de novembro em Belém do Pará, reúne o Sebrae e a Libra Branding; o outro, dia 19 de novembro, é uma palestra online que farei para pesquisadores e convidados da Embrapa Alimentos e Territórios, uma Unidade da rede Embrapa sediada em Alagoas.

A Embrapa Alimentos e Territórios, criada em 2018 para responder à tendência de valorização e utilização de produtos da biodiversidade brasileira para alimentação, é a mais jovem Unidade de pesquisa da grande rede da Embrapa com mais de 40 Unidades. Com atuação nacional, o centro de pesquisas atua com parceiros para cocriar inovações tecnológicas e sociais com foco na valorização e utilização de produtos da biodiversidade brasileira para alimentação e sua relação com o desenvolvimento territorial.

Os pesquisadores da Embrapa Alimentos e Territórios sabem que não adianta produzir ciência se ela não chegar a quem precisa, se ela for dissociada do mercado; por esta razão eles sabem que é necessário que os produtores de alimentos – especialmente pequenos produtores – precisam entender os processos de como “funciona“ o mercado e como é possível utilizar as regras de marketing para promover seus produtos.

E esta á a minha contribuição. No dia 19 de novembro, das 10:30 às 12:00 hs, a convite do pesquisador Aluísio Goulart, vou apresentar uma palestra sobre “O valor global do produto local”, baseada no meu livro de mesmo nome. A palestra será pela plataforma de eventos online Alimentos.com Ciência, um espaço que aproxima a comunidade científica e interessados.

Com esse trabalho de divulgação de seu trabalho com debates e podcasts, a Embrapa Alimentos e Territórios busca como resultado promover impactos sociais, ambientais e econômicos na comunidade, entre os quais o compartilhamento de Inovações para a competitividade de sistemas agroalimentares, inclusão socioprodutiva, ampliação de novos mercados e valorização do patrimônio cultural, agrícola e alimentar. E como estudo a aplicação das ferramentas de marketing em ações de agricultures familiares, fico muito feliz em poder contribuir com essa interação tão importante para nosso país.

Na verdade fico orgulhoso em poder colaborar com a Embrapa, uma empresa que realmente admiro. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Com 43 Unidades e foco na inovação e geração de connhecimentos e tecnologias, a Embrapa trabalha para garantir a segurança alimentar dos brasileiros e tem conquistador posição de destaque no mercado internacional de ciência aplicada a alimentos, fibras e energia. É presidida por Silvia Maria Fonseca Silveira Massruha, uma cientista com formação em computação, com um longo conjunto de aperfeiçoamentos e aplicações em Agricultura Digital e Inteligência Artificial. Show! Brindo ao compartilhamento das oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *