Tempo de leitura: 3 minutos
Por Rogerio Ruschel, Membro da Comissão Julgadora
Meu prezado leitor ou leitora, dia 27 de novembro foram divulgados, em Valência, Espanha, o resultado do concurso World Tourism Film Awards 2024, o mais importante do mundo. Fui um dos jornalistas de turismo de 36 países que participaram da comissão julgadora avaliando 66 videos concorrentes inscritos por 23 países. O prêmio, organizado pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT) de Viena, Áustria, tem o apoio daq OMT, da European Travel Commission (ETC) e da Skal International. Os prêmios deste ano reconheceram 27 produções de destaque de 16 países como os Melhores Filmes de Turismo do Mundo nas cinco categorias competitivas: Promoção de Cidade, Região, País, Produtos Turísticos e Serviços Turísticos.
Os vencedores mostraram a importância de valorizar os patrimônios locais, a vida e atrações em cidades e regiões pequenas e distantes de grandes pólos urbanos, ao invés de promover viagens para destinos já entupidos de turistas. Venceu também o poder da narrativa (o storytelling), homenageando produções que estabeleceram novos padrões na promoção turística e elevaram a indústria global.
O Turismo Suíço liderou os elogios com “Grand Train Tour of Switzerland: The Ride of a Lifetime”com a participação da carismática dupla Roger Federer e Trevor Noah. Esta campanha de destaque obteve duplo reconhecimento, vencendo o Melhor Filme de Turismo do Mundo como primeiro lugar na categoria Produtos Turísticos e o mais recente Prêmio CIFFT Tourism Press, especial definido por um painel internacional de jornalistas de viagens. Votei por ele, acertei na mosca. O Turismo Suíço também conquistou o primeiro e o quinto lugares na categoria Promoção do País com outros dois vídeos promocionais. O filme pode ser visto aqui: https://site.cifft.com/film/grand-train-tour-of-switzerland-the-ride-of-a-lifetime-2/
Outros vencedores notáveis incluíram a campanha viral da Visit Sweden, “Suécia (não Suíça)”, que conquistou o segundo lugar na categoria Promoção do País, e “Turismo na África do Sul com Trevor Noah” do Conselho Empresarial de Turismo da África do Sul, que ficou em terceiro lugar. Estas campanhas exemplificam como o uso do humor pode impulsionar o interesse e o envolvimento do turismo à escala global.
Portugal foi o país mais premiado pelo segundo ano consecutivo, com oito produções entre os Melhores Filmes de Turismo do Mundo. As produções premiadas incluíram inscrições da Câmara Municipal de Nazaré, NURI Conservas Pinhais Co., Turismo Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal (veja aqui: https://site.cifft.com/film/for-sure-they-are-from-the-north/), Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Museu de Serralves, Associação Rota Vicentina (veja aqui: https://site.cifft.com/film/portuguese-central-way-to-santiago-this-is-the-way/), e um consórcio representativo dos municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença. Adicionalmente, PORTUGALNTN, Lda. (veja aqui: https://site.cifft.com/film/portugalntn-we-are-what-we-feel-2/), recebeu o prêmio CIFFT “Escolha do Povo”.
O World Tourism Film Awards também reconheceu outras produções de vídeo da Azerbaijan Airlines, Aeroporto Internacional de Hamad, Conselho de Turismo da Eslovênia, Organização de Turismo de Wroclaw, Promperú, Conselho de Turismo de Cingapura, Zell am See-Kaprun Tourismus, Escritório de Turismo da Região de Kvarner, Visit Omiš, Governo da Província de Osaka, ConilTurismo e Bleu Evasion.
O Brasil participou mas não ganhou nada.