Tempo de leitura: 1 minuto
Por Rogerio Ruschel (*)
Rio das Antas
A CVC fez seu próprio programa para levar turistas ao Rio Grande do Sul durante a Vindima 2013, que vai até metade de março. Trata-se de um pacote especial de 8 dias (a partir de R$ 998,00 por pessoa) feito em parceria com a Vinícola Jolimont, de Canela, na serra gaúcha, que oferece ao turista a experiência de conhecer a vindima participando da colheita da uva, do esmagamento com os pés e até fazer o processamento de seu próprio vinho, com seu rótulo personalizado – se o turista quiser.
O programa inclui degustação de vinhos, espumantes, sucos e queijos, e passeios que revivem as tradições dos colonizadores e de contemplação das paisagens do Vale do Morro Calçado. Comprando o pacote o passageiro da CVC poderá, com a ajuda de enólogos da Jolimont, fazer seu próprio vinho, isto é, cadastrar-se para adquirir o vinho do qual ele participou na colheita quando estiver pronto para ser engarrafado, entre dois e três anos.
A Vinícola Jolimont foi idealizada por um francês em 1948 possui 27 hectares cultivados a 830 metros de altitude em solos pedregosos e profundos, o que permite que a empresa elabore vinhos artesanais genuínos, puros e de qualidade internacional. Mais informações nas lojas CVC e na Jolimont – http://www.vinhosjolimont.com.br
(*) Rogério Ruschel é jornalista e consultor especializado em sustentabilidade; além de ter a felicidade de ser gaúcho.
Link permanente
A verdadeira vindima passa longe de Gramado e sim na regiao Uva e Vinho (Bento Goncalves, Garibaldi, Flores da Cunha etc.)
Link permanente
É verdade, morei em Bento Gonçalves e sei onde as coisas acontecem. Já divulguei aqui o melhor pacote de Bento (o filé mignon da Vindima) no outro post (http://invinoviajas.blogspot.com.br/2012/12/enoturismo-em-bento-goncalves-rs-um.html ). E estou divulgando outras alternativas – até mesmo em São Paulo. Obrigado pelo contato