Tempo de leitura: 3 minutos
Por Rogerio Ruschel (*)
Mas o John Malkovich que quero te apresentar é um artista criativo e um apaixonado pelo mundo do vinho e pela gastronomia. O artista vai muito além de personagens em mais de 50 peças de teatro e 60 filmes. Em 2013, por exemplo, ele criou uma linha de roupas masculinas para a marca Technobohemian de lojas da qual é prioprietário; dizem que ele desenhava as peças durante os intervalos das filmagens. Veja algumas destas peças na foto abaixo.
Malkovich sempre gostou dos países ibéricos França (onde morou) e Portugal. Na França é dono desde 1997 da Les Quelles, uma propriedade perto da aldeia Lacoste, na Provença, na qual com sua mulher Nicoletta Peyran, (italiana de familia francesa) e suas duas filhas, decidiu produzir vinhos. Embora o mais indicado fosse trabalhar com uvas Syrah, os Malkovich decidiram plantar Cabernet Sauvignon e Pinot Noir e o primeiro resultado foi lançado no fim de 2014 (com safra 2011): um Cabernet Sauvignon (30 Euros), um Pinot Noir (25 Euros) e um rosé feito a partir de uvas Cabernet de 2012, todos chamados LQLC, as iniciais da propriedade e da cidade (veja abaixo).
A produção é pequena, mas o projeto é aumentar a área de vinha e a produção (atualmente de 10 mil garrafas), plantando também uvas Carménère. Em Portugal a paixão de Malkovich é pela gastronomia, pelos vinhos e pela qualidade de vida: é sócio de amigos portugueses no restaurante Bica do Sapato e do Lux, um bar-discoteca, ambos em Lisboa. E sempre que pode está no país trabalhando com diretores e atores portugueses ou participando de eventos. A foto abaixo de Herb Ritts eternizou Jack Nicholson como Coringa, em Londres, 1988 – e agora tem sua versão Malkovich.
Mas agora é que vem o melhor – ou o mais inusitado, meu caro leitor. Sandro Miller, um fotógrafo norte-americano propôs a Malkovich uma tarefa inesperada mesmo para um ator criativo como ele: recriar algumas das fotos mais famosas do mundo de personalidades como Einstein, Lennon, Marilyn Monroe, Picasso, Wahrol, Che Guevara e outros. Malkovich adorou a idéia e trabalharam por cinco meses refazendo as 30 fotos da série, com tal dedicação que em muitas fotos Malkovich mesmo preparou seu make-up; e para recriar as fotos de Pablo Picasso e Salvador Dalí ele mesmo fez os narizes de cera.
A série, que ganhou o nome “Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photographic Masters”, ficou magnífica e só pode ser vista em museus e galerias dos Estados Unidos. Ou aqui no In Vino Viajas, por supuesto. Veja a seguir algumas das fotos com os nomes dos fotógrafos originais, o titulo e a data, e a recriação de Malkovich. Um show de transfiguração e atuação!
Andy Warhol _ Green Marilyn (1962)
Annie Leibovitz – John Lennon and Yoko Ono (1980)
Veja mais fotos e o projeto Malkovich Sessions no site do fotógrafo Sandro Miller: http://www.sandrofilm.com/main/index.php
(*) Rogerio Ruschel é jornalista baseado em São Paulo, Brasil, e admira o talento de Malkovich e Miller