Conheça a rolha de vinho feita com resíduos plásticos retirados do oceano

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel

Meu prezado leitor ou leitora, agora a rolha do seu vinho poderá agregar aromas mineralizados associadas ao oceano para seu nariz: é que foi lançada na Europa a Nomacorc Ocean, uma tampa de garrafas de vinho feita com plásticos retirados do oceano.

O projeto é da Vinventions, uma das maiores produtores de tampas para garrafas, que tem fábricas nos Estados Unidos, Bélgica, França, Itália, Argentina, África do Sul e China. E que, segundo eles, possui valores corporativos de proximidade com o cliente, inovação, capacitação, trabalho em equipe aberto, sustentabilidade e responsabilidade de longo prazo.

Para este lançamento, a Vinventions estabeleceu duas parcerias com empresas enraizadas na tradição vitivinícola e orientadas para o futuro através de compromisso com a sustentabilidade:

a) Na Itália, a propriedade siciliana Donnafugata, comprometida com a sustentabilidade há 30 anos, escolheu este fechamento para seu Damarino cuvée;

B) Na França, a Maison Bouey, o famoso comerciante de Bordeaux da família Bouey, estabelecido no Médoc desde 1821, escolheu a tampa Nomacorc Ocean para seu cuvée totalmente ecológico Oh La Vache!.

A siciliana Donnafugata, cujas terras possuem mais de 400 hectares de vinhedos, está fortemente ligada ao meio ambiente. “A sustentabilidade faz parte do nosso DNA”, explicam José e Antonio Rallo, proprietários da Donnafugata.  A vinícola está empenhada em produzir vinhos que respeitam o meio ambiente e o homem há mais de 30 anos: desde a incorporação de práticas eco-sustentáveis ​​na vinícola, até a proteção da biodiversidade e iniciativas que ajudam a manter o terroir e as tradições.  

Cuidar do meio ambiente e ajudar a preservar o oceano, é mais do que uma oportunidade promocional, é uma necessidade urgente. Este é um novo passo na direção da indústria do vinho em direção à sustentabilidade e à economia circular, oferecendo uma tampa de vinho feita com plásticos reciclados provenientes do oceano, coletados em regiões costeiras para reduzir a poluição marinha. 

Esta é a primeira rolha do mundo feita a partir de resíduos plásticos marinhos recolhidos nas zonas costeiras e está sendo comercializado, por enquanto, apenas na Europa. A Nomacorc Ocean utiliza como matéria-prima o plástico que chega ao mar, para lhes dar uma segunda vida e evitar que se contaminem. Estes resíduos plásticos são obtidos em zonas costeiras onde não existem ou são deficientes serviços ou infraestruturas de recolhimento e onde o lixo representa um maior risco de contaminação.  De acordo com várias investigações científicas, estima-se que o plástico marinho represente 80% do lixo que se acumula nos mares e oceanos – e que a grande maioria vem de países da Ásia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *