Tempo de leitura: 6 minutos
Meu querido leitor ou leitora, acho que você vai concordar comigo que o vinho é a grande companhia para a celebração da vida – e isso desde 8.000 anos atrás. O vinho liberta o caráter das pessoas, permite o exercício da criatividade e, claro, revela a verdade. O astrônomo Nicolau Copérnico, que morava em um dos bares mais antigos do mundo – que você vai conhecer a seguir – desenvolveu a teoria do heliocentrismo enquanto degustava taças de vinho, e esta foi uma grande verdade que mudou o mundo! O site espanhol Vinopack fez uma lista dos cinco bares de vinhos mais antigos do mundo e eu pesquisei detalhes; veja o resultado a seguir.
A Enoteca al Brindisi, de Ferrara, Itália (acima e abaixo), foi certificada pelo livro “Guinness dos Recordes” como o mais antigo bar de vinhos do mundo. Segundo registros, o bar teria sido construído em 1435 ao lado da Catedral de Ferrara. Vou repetir: o bar abriu as portas em 1435, há 580 anos, quando o Brasil sequer havia sido “descoberto” pelos portugueses… Sua história é extraordinária e não pode ser ignorada, já que foi freqüentado por personagens do Renascimento como Copérnico, Ticiano, Ludovico Ariosto, Torquato Tasso e Benvenuto Cellini.
Antigua Casa de Guardia, Málaga – Espanha, de 1840
Fundada em 1840 por Don Jose Guardia, a Antigua Casa de Guardiã (acima e abaixo) tornou-se uma instituição malaguenha por sua antiguidade e pela forma como produz e serv vinhos que se manteve inalterado ao longo nos últimos 179 anos. Trata-se de um bar de tapas, aquelas delicias espanholas que você come de pé, no balcão, pequenas obras de arte com queijos, azeitonas, frutos do mar, salames, picles, espetos de anchovas, atum e kebabs ou um prato clássico queijo de ovelha com tapas a 3 Euros.
O bar é um verdadeiro museu vivo com fotos de Pablo Picasso ou John Wayne, garrafas poeirentas, antiguidades e pinturas de figuras históricas de Málaga. É seguramente um lugar para turistas que procuram um lugar frequentado por moradores, que trata o vinho como um amigo a ser vinho apreciado. Tim-tim!
Réserve de Quasimodo, Paris – França, de 1869
O bar Réserve de Quasímodo (acima e abaixo) é uma atracão turística a poucos passos da Catedral de Notre Dame, em Paris. Para chegar nele você tem que perambular pelas ruas medievais estreitas atrás de Notre Dame, mas convenhamos, isso é parte do charme. (Desculpe, não resistiao comentário: pode beber tranquilo porque o Quasímodo, o corcunda, não está mais “dando expediente” na Catedral… ). Tem gente que diz que o bar teria sido aberto em 1240 como uma taberna – e então ele seria o mais antigo do mundo! – mas ninguém mostrou nenhuma evidência desta informação.
Antica Bottega del Vino, Verona – Itália, de 1890
Fundada em 1890 na cidade de Romeu e Julieta, acredita-se que a Antica Bottega del Vino (fotos acima e abaixo)tenha sido construída como uma pousada no século XVI. A poucas centenas de metros da Arena de Verona – e de uma das mais antigas feiras de ruas do mundo, que fica na rua que leva à Arena – a Antica Bottega del Vino é um local histórico que já recebeu dezenas de artistas e personalidades importantes, todos bons apreciadores de vinho.
Wine Bar Gordon, Londres – Inglaterra, de 1890
O Wine Bar Gordon (acima e abaixo) é um negócio familiar desde 1890, quando Angus Gordon, um dos últimos “viticultores livres” do país (comerciantes que podiam vender o seu vinho sem pedir licença) abriu sua loja no oeste de Londres. O prédio existe desde 1680 e foi usado como uma casa, armazém e, mais recentemente pelo wine bar, a “apenas” a cerca de 123 anos atrás. Dizem que Rudvard Kipling viveu ali por perto e nesta casa teria escrito boa parte do livro “The Light That Failed”, publicado em 1891.
Link permanente
Prove o vinho "Margaça" de Puias, Alentejo, Portugal. Um dos melhores vinhos do mundo.
God is love! :heart: Catholic blogwalking 🙂 http://emmanuel959180.blogspot.in/
Link permanente
Vou procurar, Emmanuel, obrigado. Ou me envie duas garrafas…
Link permanente
Olá Rogério, também deixo aqui uma sugestão.
O Quinta da Manoella V.Velhas, encontrei-o na Garrafeira online WIVINI a bom preço.
Um abraço
Link permanente
Obrigado, Paulo. Vou ver se entregam no Brasil. Grato pelo prestigio da leitura. Abs
Link permanente
Felizmente tive a oportunidade de estar na Antica Bottega del Vino varias vezes, sempre que fui aa Vinitaly. Nessa epoca, com a cidade cheia de profissionais do vinho e dificil conseguir entrar no bar porem, eles servem o vinho na rua, enquanto voce espera a sua vez para entrar. Uma vez ai dentro, e facil gastar milhares de dolares em garrafas de Amarone (e outros vinhos) que custam acima de 500 dolares cada, e para refrescar, bebemos Super Tuscans como Solaias, Sassicaias e etc….
Link permanente
Pois é Ernani, quem sabe um dia possa entrar em uma fila dessas para provar tantos vinhos bons numa refeição ou happy-hour…Obrigado pelo prestigio da leitura. Abs
Link permanente
Excelente matéria.