Tempo de leitura: 3 minutos
Messina é uma tres maiores cidades da Sicília (250 mil habitantes) e o ponto da ilha mais próximo do continente italiano: uma ponte imaginária cruzando o Estreito de Messina teria menos de 3,5 quilometros até Villa San Giovani, na Calábria. Como tudo na Sicília, o Estreito – local de tráfego pesado de grandes navios de cruzeiro – é superlativo: fica no Mar Mediterrâneo e liga o Mar Jônico ao mar Tirreno. Muitos mares, muitas travessias, caro leitor…
Do Porto de Messina se vê, do outro lado, a Itália continental
E muitas histórias e lendas, também. Fundada cerca de 756 A.C. por messenios que fugiram da Grécia liderados pelo rei Zancle, Messina tem uma história que é uma epopéia. Invadida sucessivamente por romanos, fenícios, bizantinos, árabes, normandos, vândalos, cartagineses e outros, e destruída por pestes e terremotos (é vizinha do vulcão Etna), Messina durante algum tempo foi a capital do Reino da Sicília. De Messina partiram muitos navios cheios de cavaleiros para participar das Cruzadas e a cidade recebeu visitas ilustres como Ricardo Coração de Leão em 1.190.
A Sicília é grande produtora de vinhos brancos e doces, para sobremesa. Como já se produzia muito vinho branco na ilha desde que os gregos lá chegaram, é possível que eu tenha provado alguns Marsala, Malvasia delle Lipari, Monreales ou Mamertinos de Millazzo do mesmo jeito que Ricardo Coração de Leão e muitos reis e imperadores gregos, romanos, bizantinos e árabes. Não é um show?
Influência árabe e um gótico estranho por toda a cidade
Messina é a capital da Província do mesmo nome, por onde perambulei por alguns dias, conhecendo os Montes Peloritani, os vilarejos Milo e Novara e Tindari, uma praia com forte sotaque arqueológico. Mas isto é assunto para outro post, meu caro leitor. Enquanto isso um brinde à la Marsala!
Veja mais sobre a Sicilia:
Agrigento e Segesta: http://www.invinoviajas.com/2012/10/agrigento-e-segesta-melhor-heranca/
A terra dos três mares: http://www.invinoviajas.com/2012/08/sicilia-terra-dos-tres-mares/
Vale do Alcantara: http://www.invinoviajas.com/2012/09/vale-do-alcantara-vilarejos-magicos/
Messina: http://www.invinoviajas.com/2012/08/messina-terra-das-cruzadas-e-de/
Delicias sicilianas: http://www.invinoviajas.com/2012/09/produtos-da-terra-as-delicias-sicilianas/
A brava gente siciliana: http://www.invinoviajas.com/2013/08/a-brava-gente-siciliana-alma-de-um/
(*) Rogério Ruschel é turista inveterado, jornalista e consultor especializado em sustentabilidade – http://www.ruscheleassociados.com.br/. Ruschel esteve na Sicília durante 30 dias, em 2005, pesquisando roteiros turísticos turísticos.
Link permanente
Bom dia meu querido.Olhei no Google e vi Missina.Lindo lugar.Vinhos, e temperos regionais.Traga algum tempero , vou amar..Beijo.
Link permanente
Muito obrigado pelo prestigio da leitura e pelas palavas gentis, Vera. No blog tem varios posts sobre lugares belissimos. procure por Sicilia, Italia e outros, que vai encontrar. Veja as fotos de Mario Ventura. Digite a palavra procurada no espao em branco logo abaixo do titulo do blog. Abs
Rogerio