Tempo de leitura: 5 minutos
Por Rogerio Ruschel (*)
Meu prezado leitor ou leitora, prepare as malas para visitar a simpática Montevidéu, porque entre 17 e 19 de setembro de 2015 na capital uruguaia será realizada a 5a. edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo. O evento dá continuidade a uma série de encontros realizados pela Aenotur – em julho In Vino Viajas fez a cobertura completa do 4o. Congresso Internacional de Enoturismo que foi realizado em cidades de Portugal (Viana do Castelo e visitias técnicas a vinicolas de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Melgaço e Monção) e da Espanha (Cambados). Na foto abaixo a Bodega Carrau em Cerro Chapéu, Uruguai.
A Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur) é formada por municípios e entidades gestoras do turismo vinculados à cultura do vinho e entidades promotoras de rotas do vinho de vários países da Europa e América Latina. E tem dois importantes diferenciais: a troca de experiências proporcionada pela rede de quase 400 cidades representadas e o fato de que países da América Latina não são apenas assistentes, e sim protagonistas na entidade. E este 5o. Congresso Latino Americano de Enoturismo é uma prova disso. Na foto abaixo parte do vinhedo da Bodega Alto de la Bailena.
Os temas a serem abordados nos três dias de trabalhos em Montevidéu incluem:
• Conclusões do 4o. Congresso Latino-Americano de Enoturismo
• Demanda: a partir de motivações técnicas, econômicas e comerciais
• A experiência do enoturismo no Napa Valley
• Origem do consumidor de Enoturismo
• Preparação do produto com base na demanda
• Formação em Enoturismo
• Como atrair a demanda através de redes sociais
• Painel de países desenvolvidos em turismo
• As políticas governamentais de integração
• Demanda: a partir de motivações técnicas, econômicas e comerciais
• A experiência do enoturismo no Napa Valley
• Origem do consumidor de Enoturismo
• Preparação do produto com base na demanda
• Formação em Enoturismo
• Como atrair a demanda através de redes sociais
• Painel de países desenvolvidos em turismo
• As políticas governamentais de integração
Estes temas serão abordados por expositores da América Latina e Europa, entre os quais já estão confirmados:
· Ivane Fávero, Brasil
· José Arruda, Portugal
· Jose María Costa, Portugal
· Clay Gregory, Estados Unidos
· Gail Thornton, Chile
· Edgar Leme, Brasil
· Rogerio Ruschel, Brasil
· Rogerio Ruschel, Brasil
· Guillermo Barletta, Argentina
· Ernesto Barrera, Argentina
· Carina Valicati, Argentina
· Romanella Paggi, Argentina
· Ricardo Pascale, Uruguay
· Alvaro Lame, Uruguay
· Sebastián Celestino Pérez, Espanha
Acima, a Bodega Spnoglio. In Vino Viajas entrevistou Wilson Torres (foto abaixo), Presidente da Associación de Turismo Enológico del Uruguay – Caminos del Vino, diretor de turismo e eventos da Establecimiento Juanicó, tradicional produtor de vinhos em Canelones e Presidente do Comitê Organizador do Congresso.
Segundo Wilson Torres, “O que o comitê organizador espera é lotar a sala de convenções do Sheraton Hotel Montevidéu; que todos os países envolvidos na atividade de enoturismo estejam presentes e que dentre eles, os países da América do Sul participem maciçamente”. Torres acredita que promoção do turismo ligado à cultura e ao turismo do vinho feita como um trabalho conjunto com outras cidades e outros países da America Latina “vai nos dar a possibilidade de criar uma verdadeira “Estrada dos vinho da América”, nos educar em qualidade de serviços, permitir a criação de manuais de boas práticas com padrões similares, e fundamentalmente facilitar a divulgação de nossas atrações.” Abaixo, um mapa simplificado das regiões vinícolas do Uruguai.
Como dirigente da Associación de Turismo Enológico del Uruguay – Caminos del Vino, Torres aprendeu que “as experiências de uns podem ser valiosas para outros, e que somente com o trabalho coletivo os países da America Latina poderão estabelecer pontes mais profícuas com o mercado europeu”. Sobre o Congresso de setembro, Wilson Torres espera que “as palestras e os palestrantes dividam experiências e conhecimentos que possam ser transmitidas às novas gerações que serão as encarregadas de levar àfrente o negócio enoturístico, com a finalidade de se preparar para receber um público cada vez mais conhecedor e exigente.” Torres continua: “E como o Uruguai será o país anfitrião, espero o reconhecimento dos operadores de turismo participantes pela qualidade da proposta enoturística do Uruguai, caraterizada por ser sumamente personalizada, realizada em projetos vinícolas familiares e atendidas majoritariamente por seus próprios donos.” Abaixo, parte do vinhedo da Bodega Garzón.
O 5º Congresso Latino-Americano de Turismo abrirá espaço para apresentações orais de 15 minutos do tipo “Poster” abordando vários aspectos do turismo do vinho tais como Análise de demanda, Satisfação do visitante, organização, Serviço de controle de qualidade e comunicação. Os resumos de até 500 palavras devem ser enviados para ponencias@enoturismo.com.uy até sexta-feira, dia 14 de Agosto
Saiba mais sobre o evento em http://www.enoturismo.com.uy/index.php
Saiba como foi o 4o. Congresso Internacional de Enoturismo em Portugal – http://www.invinoviajas.com/2015/07/aenotur-encerra-o-4o-congresso/
No Uruguai o vinho é bebida nacional e tem status de alimento – veja em http://www.invinoviajas.com/2014/06/o-vinho-e-declarado-bebida-nacional-do/
Uruguai fez georreferenciamento de 100% de sua produção vinícola – veja em http://www.invinoviajas.com/2014/12/com-o-georreferenciamento-de-100-da/
Conheça um pouco dos vinhos do Uruguai em http://www.invinoviajas.com/2014/09/pelos-caminhos-do-uruguai-degustando/
(*) Rogerio Ruschel é editor do In Vino Viajas baseado em São Paulo, Brasil, apoia o trabalho da Aneotur porque é importante e necessário e tentará fazer a cobertura do evento em Montevidéu para que você saiba tudo o que aconteceu.