Morre Ana Soeiro, maior especialista em Indicações Geográficas de Portugal.

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel

No começo de abril de 2025 faleceu a Engenheira Agrônoma Ana Soeiro, maior especialista portuguesa em Indicações Geográficas e Produtos Tradicionais. Ana foi representante de Portugal no Comitê Europeu das Identificações Geográficas por 15 anos. Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu trabalho em prol dos Produtos Tradicionais Portugueses, era Diretora Executiva da QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL, Secretária-Geral da Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA), e Vice-Presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn.

Sempre mantive uma estreita relação construtiva com Ana Soeiro, e em uma entrevista que fiz com ela em novembro de 2019 ela fez um grande alerta sobre o fato de que o Brasil terá que adequar a legislação sobre produtos com Identidade Geográfica ao Mercosul e à União Europeia. Leia a entrevista dela aqui: https://www.invinoviajas.com/o-brasil-tera-que/ A comunidade internacional das Indicações Geográficas ficou bastante comovida com seu falecimento e no dia 2 de abril a oriGIn publicou uma nota expressando a contribuição de Ana para todos que querem agregar valor aos produtos locais, de proximidade. veja a nota da a seguir.

Fica minha homenagem e meu abraço para Ana Soeiro.

“Estamos todos profundamente tristes com o falecimento inesperado de Ana Soeiro. Esta é uma perda de partir o coração para toda a comunidade oriGIn. Ela não era apenas uma profissional notável, mas também uma pessoa gentil, dedicada e apaixonada que contribuiu para o desenvolvimento da oriGIn e das indicações geográficas, na UE e além. Por mais de 20 anos, Ana tem sido um pilar da oriGIn, contribuindo ativamente para nossas políticas e estratégias de advocacia. Ela atuou como vice-presidente e como membro do Conselho da UE da oriGIn. Somos profundamente gratos por seu trabalho e comprometimento com a oriGIn

Reconhecemos o imenso trabalho que Ana realizou em Portugal, dedicando-se a apoiar produtores locais e promover a cultura IG. Ela fundou a Qualifica e, em 2015, transformou-a na oriGIn Portugal. Em suas próprias palavras, ela fez isso “para se beneficiar de suporte técnico e expertise, acompanhar e participar de grandes batalhas internacionais, sentir que não estamos sozinhos e que estamos do lado certo da luta”. Ana também foi uma especialista em IG respeitada internacionalmente, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do sistema de IG da UE para produtos agrícolas desde o início. Ela estava entre os principais especialistas que contribuíram para o primeiro Regulamento de IG da UE para produtos agrícolas em 1992.

Ao longo de sua carreira, ela permaneceu profundamente comprometida em garantir a implementação correta do sistema, compartilhando sua expertise por meio de programas de treinamento e defendendo controles rigorosos e redação legal. Seu comprometimento e paixão fizeram de Ana uma profissional admirada na área e, como alguns diriam, “o medo” dos responsáveis ​​pelos controles de IG. Temos tantas anedotas que falam por sua paixão e dedicação.

Ana foi uma autêntica intérprete da cultura das indicações geográficas, muito além das dimensões portuguesa e europeia. Ela contribuiu para aumentar a conscientização sobre IG no Brasil e nos países de língua portuguesa por meio de sua participação em projetos de cooperação internacional, incluindo com a OMPI, em apoio a produtores e comunidades locais ao redor do mundo. Honraremos sua memória continuando esta missão, garantindo que ninguém neste caminho fique sozinho e trabalhando com você para manter seu legado vivo. Neste momento difícil, nossa solidariedade e apoio estão com sua família, colegas e todos aqueles que a conheceram e admiraram.

Com a mais profunda simpatia e solidariedade, em nome do Conselho, equipe e comunidade da oriGIn, Riccardo Deserti, Presidente da oriGIn”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *