Tempo de leitura: 2 minutos
Por Rogeerio Ruschel
Prezado leitor ou leitora. Segundo dados divulgados dia 25 de julho de 2023 em Bruxelas, a União Europeia (UE) tem um total de 3435 Indicacões Geográficas de produtos agrícolas protegidos por indicações geográficas (IG) – e Portugal, nosso “irmão” de fala portuguesa, com 212, está no quinto lugar da tabela europeia.
No topo da tabela, com 891 produtos protegidos está a Itália, seguida pela França (767), Espanha (394), a Grécia (284) e aí vem Portugal (212). O Brasil tem aproximadamente 100 IGs de produtos agrícolas. Só pra lembrar, Espanha, França e Itália são os maiores produtores de vinhos, queijos e azeites, indústrias que dependem profundamente de IGs.
No outro extremo da tabela europeia encontram-se a Estônia, com apenas duas IGs, Luxemburgo e Malta (três cada) e a Letônia (quatro) – só pra lembrar, paises bem pequenos, do tamanho de um estado brasileiro de pequeno porte.
Este assunto de IGs ainda vai dar muito pano para manga, por causa do futuro acordo do Mercosul com a União Europeia; imagine que os impostos de produtos estrangeiros como geleias, vinhos, azeites, queijos, embutidos, carnes, massas e farinhas vão caindo aos poucos e os produtos brasileiros vão ter que competir com produtos europeus cada vez menos caros. Pois é, como venbho dizendo há vários anos, e repito no meu livro “O valor global do produto local”, de 2019, temos que nos organizar e a agricultura familiar precisa aprender a “raciocinar marketing”.
Para saber mais sobre IGs acesse meu blogue In Vino Viajas, aqui: https://www.invinoviajas.com/?s=IGs
Ou compre meu livro na Amazoncom.
As indicações geográficas estabelecem direitos de propriedade intelectual para produtos agrícolas específicos cujas qualidades estão relacionadas com a área de produção e na Europa incluem três categorias: DOP — denominação de origem protegida (alimentos e vinho), IGP — indicação geográfica protegida (alimentos e vinho) e IG – indicação geográfica (bebidas espirituosas e vinhos aromatizados). Os produtos registrados como DOP são os que têm ligações mais fortes com o local em que são fabricados.